segunda-feira, 25 de abril de 2011

Fiéis celebram Semana Santa em Fagundes: Procissão do Domingo de Ramos abriu oficialmente a semana que relembra a morte e ressurreição de Cristo



Começou oficialmente no domingo (17), para os católicos, a Semana Santa. Com a procissão do Domingo de Ramos, que retoma a chegada de Jesus Cristo a Jerusalém, a semana faz referência à Paixão de Cristo, celebrada na Páscoa. A cidade de Fagundes mantem a tradição e celebra o acontecimento com a presença de centenas de fiéis.
    
No Domingo de Ramos, às 8h, os católicos levaram à Igreja de São João Batista ramos de plantas para serem abençoadas. Às 16h, duas procissões saíram de áreas diferentes da cidade e se encontraram na Zuca Ferreira, para simbolizar o encontro de Maria com seu filho carregando a cruz, a caminho do calvário.

Durante a celebração ficou visível o sentimento em lembrança à dolorosa morte na Cruz do Calvário. Muitos fiéis acompanharam a celebração com lágrimas nos olhos. “Todo ano me emociono bastante nesta missa”, disse a aposentada Marlene Lima.

Na Quinta-feira Santa, 21 de abril, há a celebração do Lava-pés, quando o padre repete o gesto de humildade de Jesus e lava os pés dos discípulos. Em Fagundes, os apóstolos foram representados por idosos da comunidade na cerimônia do Lava-pés. Nesta mesma cerimônia aconteceu ainda a Bênção dos Santos Óleos. 

Na Sexta-feira da Paixão, 22 de abril, aconteceu a Procissão do Enterro. A imagem de Jesus é retirada da cruz e colocada no túmulo. Os fiéis saem em procissão pelas ruas da cidade, alguns representando figuras bíblicas. Esse é o único dia do ano em que não são celebradas missas. A celebração aconteceu às 20h, na Igreja Matriz de São João Batista. 

No Sábado de Aleluia, os fiéis ficam em vigília, à espera da chegada do Domingo da Ressurreição. O dia marca o início do ano litúrgico católico.
Ao chegarem na Igreja não houve benção, permaneceu o silêncio e todos adentraram no tempo para o beijo do Senhor Morto.

Com relação a venda de pescados, vinhos e ovos de páscoa, a comerciante Márcia Maia do Mercadinho Max revelou que o consumo deste ano ficou aquém das expectativas em comparação com o mesmo período do ano passado. 

Ela creditou o menor volume da venda destes produtos ao fato de que, este ano, o período pascal não coincidiu com os dias de pagamento dos aposentados, pensionistas, funcionários públicos e privados. O que geralmente ocorre do final para o início do mês subsequente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário