quinta-feira, 14 de abril de 2011

Cultura para sentir e amar



Anunciada como a primeira secretária de Cultura de Campina Grande, a professora Eneida Agra Maracajá disse ontem (13), durante entrevista coletiva realizada no Departamento de Comunicação Social da UEPB aos alunos do segundo ano do curso de jornalismo que terá um grande desafio pela frente. Eneida encarou a nomeação para ocupar a pasta recém-criada como uma missão. "É uma missão que eu tenho que cumprir, e vou me esforçar para corresponder a confiança", afirmou a idealizadora do Festival de Inverno de Campina Grande.

Professora Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, membro do Conselho Brasileiro de Dança e do Conselho Internacional de Folclore da Paraíba, professora-fundadora do Projeto Cultura no Presídio, além de muitas outras atividades ligadas a cultura e a arte. Eneida é considerada um dos grandes nomes que incentivam e promovem a cultura no Brasil. Além de ter ganho o Prêmio Cláudia 2010.

A ser questionada sobre o pouco tempo que terá a frente da Secretaria de Cultura a professora enfatizou que, embora a secretaria não conte de imediato com uma dotação orçamentária exclusiva para o seu funcionamento, ela será contemplada com os recursos oriundos da Secretaria de Educação, que dará o suporte necessário para o encaminhamento de projetos referentes ao fomento cultural da cidade de Campina Grande. 

A professora confessou que, a princípio, resistiu ao convite para assumir a titularidade da nova secretaria por considerar-se “avessa ao poder”. Mas percebeu que estava diante de uma grande oportunidade para contribuir com sua luta em prol dos movimentos culturais.

 Como primeira medida a frente da secretaria Eneida Agra pretende “convocar os vários seguimentos da sociedade para uma discussão visando o mapeamento e um planejamento cultural” para Campina Grande, “partindo de uma revisão criteriosa do que já foi realizado na cidade da década de 1950 até agora”.

Eneida Agra destacou que a educação didática deve ser complementada com uma educação cultural que contemple todas as camadas da sociedade.

             A posse da professora como secretária de Cultura da cidade de Campina Grande será no Palácio do Bispo às quatro da tarde e às nove da noite do mesmo dia haverá a reinauguração do Teatro Municipal Severino Cabral. Na ocasião será realizado um show acústico pela cantora Elba Ramalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário