sábado, 19 de junho de 2010

Município de Fagundes é contemplado com o projeto “Cine mais Cultura”

A cidade de Fagundes foi contemplada com o projeto “Cine Mais Cultura”, que será executado em parceria com o Ministério da Cultura, Prefeitura Municipal e sociedade civil. A Prefeitura de Fagundes, através da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo elaborou o projeto técnico e habilitou-se, em dezembro de 2009, junto ao Ministério para ser contemplado com o Programa, que prevê a instalação de uma sala de projeção para exibição semanal de filmes nacionais e estrangeiros.
Entre os dias três e sete de maio deste ano o Chefe do Departamento de Cultura Haroldo Vidal juntamente com o representante da sociedade civil Samuel Dantas, que estão envolvidos no Projeto, estiveram em João Pessoa participando da oficina de capacitação, que teve o objetivo de qualificar os representantes dos municípios paraibanos que tiveram seus projetos aprovados junto ao Ministério da Cultura. A Paraíba ficou em quarto lugar com mais projetos aprovados nessa seleção nacional, estando Fagundes entre os contemplados.
De acordo com o representante da Secretaria de Educação de Fagundes, Haroldo Vidal, o município recebeu todo o equipamento necessário para a exibição dos filmes no antigo cinema da cidade, que está sendo reformado e disponibilizado pela Prefeitura Municipal de Fagundes, contando com o total apoio do prefeito Gilberto Dantas
Segundo Maria de Almeida, secretária de educação do município, com o “Cine Mais Cultura” os Fagundenses terão a oportunidade de vivenciar uma cultura pouco difundida na cidade, podendo usufruir de um espaço já existente, mas que estava abandonado.
Dentre os objetivos descritos pelo município para a implantação do projeto estão os de valorizar e promover a arte cinematográfica, ampliar as oportunidades de entretenimento na cidade, desenvolver habilidades de ver, ouvir, pensar e refletir, promover oficinas, cursos e palestras sobre obras audiovisuais e produzir registros, através de vídeos, sobre a cultura local.
O novo cinema de Fagundes já recebeu o kit que é composto de tela para projeção, projetor multimídia, aparelho de DVD, mesa de som de quatro canais, duas caixas de som, dois amplificadores, microfone sem fio, dentre outros equipamentos, além de poder escolher até 104 DVDs do catálogo da Programadora Brasil, que possui 153 programas temáticos, muitos dos quais com mais de um filme.
A reativação do novo cinema ocorrerá logo após o término da reforma, prevista para terminar em julho, já que todo o equipamento para a instalação da sala de cinema foi recebido pelo município. O projeto prevê a exibição de duas sessões por semana, nos três turnos e de acordo com a faixa etária. Uma das exigências do Ministério da Cultura é que 60 % dos filmes exibidos sejam produções nacionais.

Samuel Dantas (estudante de Jornalismo da UEPB)

Um comentário:

  1. Boa notícia para toda população. Em minha opinião é uma maneira de distribuir conhecimento, e afastar pessoas do uso de drogas. Principalmente as mais peseadas. Cinema é cultura e diversão! Parabéns para quem se engajou em realizar esse projeto!

    ResponderExcluir